24.3.15

Que país é esse?

O título é clichê e eu tenho plena consciência disso, mas sinceramente não é isso que importa. O fato é que eu estou totalmente e absolutamente aborrecida com os últimos capítulos da política brasileira, com certeza não sou a única, há absurdos de corrupção, falta de moral, ética e ombridade em todos os partidos dessa nação. Não sou favorável a nenhum dos partidos desse país, peguei nojo de todos! Sinceramente é muito difícil falar sobre os serem que habitam as entranhas do poder brasileiro, não posso chamá-los se quer de humanos, pois alguém que se candidata para representar um país, recebe votos de confiança de uma nação, sabe que temos educação, saúde e situações caóticas por todo o território e é capaz de, sabendo disso, não fazer nada e ainda piorar a situação, roubando os altos impostos pagos pela população, não deve ter nenhuma consciência ética e moral, além de escrúpulos e humanidade.
O fato é que a coisa tá ruim e infelizmente a tendência é piorar, na área econômica, já temos uma amostra do que vai acontecer nos próximos meses, além disso, temos crise hídrica, energética e um grande escândalo de corrupção em uma das empresas estatais símbolos do país.Olhando esse cenário, podemos perceber que obviamente o governo vai tentar encontrar meios de tirar a culpa deles do meio, distrair a população e mudar a direção das discussões dos últimos tempos. Tenho lido muita coisa recentemente, muitas opiniões, visto entrevistas para me informar da melhor forma possível sobre o assunto. Me interesso muito por política, realmente gosto desse tópico e fico triste que aqui no Brasil uma posição política seja algo tão ridicularizado por conta das ações dos próprios políticos.
A população criar uma consciência política não vai acontecer do dia para noite, mas o fato da grande maioria saber sobre os escândalos de corrupção e não achar isso certo já é um passo, se em 30 anos de teórica democracia não ensinaram a população sobre a constituição, sobre o papel de um vereador, sobre os três poderes e soberania, não é em apenas 3 meses com acesso a internet que o povo vai aprender. Sinceramente, acho até engraçado aqueles que ridicularizam quem estava nos protestos do dia 15 de março e não sabia quem entraria no lugar da Dilma no caso de impeachment, pois os mesmos que fazem isso estão, com a maior ignorância do mundo, defendendo a corrupção do PT com o argumento que o PSDB roubou mais. Já disse num texto que postei no face, claro, é necessário saber os tópicos sobre impeachment quando pedir, mas se a pessoa não souber de tudo e mesmo assim continuar com a consciência de que as coisas estão erradas e que tem que mudar, a ida dessa pessoa a rua já é legítima.
Outra coisa que não entendo é essa insistência em dizer que só quem está lutando contra o PT é rico, branco e opressor, eu realmente não sabia que só rico num gostava de ser roubado e pagar altos impostos além de serviços privados para ter qualidade de vida. Então significa, nessa teoria maluca que estão disseminando, que se a pessoa é rica, branca e tudo mais, ela tem que gostar de pagar imposto, tem que gostar e aplaudir a corrupção e tem que ficar em casa porque num tem direito de reclamar da vida? É isso? Bom, caso muitos não saibam, a coisa não está ruim só pra quem viaja pro exterior porque o dólar subiu, a coisa também está ruim pra quem está tentando um FIES, pra quem está sem água, pra quem sofre pra pagar as contas no fim do mês porque as coisas não param de subir! Qual o argumento agora? O pessoal de esquerda ainda insiste em defender o PT sendo que de esquerda eles não tem mais nada! Leiam o livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell que vocês entenderão completamente o que houve com o PT e o que acontece quando pessoas que não são 100% éticas entram no poder.
Sou contra esse excesso de querer ser politicamente correto em tudo, hoje encontraram uma forma de achar defeito em coisas cada vez mais irrelevantes, outro dia reparei que até as músicas infantis mudaram! Tudo hoje é machista demais ou feminista demais, ou racista demais, sinceramente não entendo porque se criaram tantas formas de criticar tudo, criaram formas inclusive de criticar todo o protesto por conta de detalhes que realmente não são fundamentais, por exemplo: criticaram o fato das pessoas estarem vestidas com a camiseta da CBF durante o protesto, por favor, ninguém estava defendendo a CBF, nem tocaram no futebol, só estavam usando como símbolo por conta das cores, outra coisa, criticaram as pessoas brancas e ricas no protesto, mas num vou me estender no assunto porque nem vale a pena, só leia a frase mais vezes que ela se explica, outra coisa, criticaram todo o protesto por conta de uns ou outros defendendo a ditadura, por favor, o protesto num era inteiro disso, sem generalizar, tem um grupo a favor disso, mas sabemos que é incoerente e pessoas inclusive no protesto criticaram a posição destes. Ah chegaram até a cogitar a hipótese do protesto ser inteiro a favor da eleição do Jair Bolsonaro a presidência, mas isso me causou risos e eu num pude criar uma opinião sobre.
O caos que vivemos hoje não é apenas culpa de um partido, temos problemas no âmbito federal, estadual e municipal, que no meu caso, que moro em São Paulo, é um governado pelo PT, outro pelo PSDB e outro pelo PT também. Aqui em São Paulo temos crise hídrica, greve de professores, problemas com mobilidade urbana mal-administrada, cartel no Metrô e CPTM, todos problemas causados apartidariamente. Logo, não me sinto errada ao defender não o impeachment, mas uma profunda reforma política, bem diferente daquela que a presidente apresentou nas últimas semanas.
Uma reforma que altere salários, direitos e deveres políticos, não apenas o financiamento da campanha e transformar corrupção em crime hediondo, o que é incoerente porque os caras nunca chegam a ser sentenciados!
O fato é que, infelizmente o cenário é bem ruim e com poucas chances de mudar, o impeachment é improvável e pouco efetivo na solução dos problemas, uma mudança na constituição é arriscada e hoje os que votam por mudanças são justamente aqueles que não as querem, isso não significa que devemos nos conformar e continuar com a vida, mas se tem alguma forma de mudar é justamente continuar brigando pelo que é certo, esse país tem tudo pra crescer muito, hoje já é um país maravilhoso, cheio de cultura e belezas naturais, mas está enfrentando uma situação muito complicada e que precisa urgentemente mudar, o sinal, a pressão para mudar deve vir das ruas, então os protestos são legítimos, devem continuar e se fortalecer, se estruturar, para que esse país seja sério e nunca mais se pergunte "Que país é esse?".